Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Calendário didático do Centenário de Paulo Freire já está disponível para download

Dentro das comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), em parceria com a Cátedra Paulo Freire da UFPE, produziu um calendário didático especial sobre as obras do educador recifense, considerado o Patrono da Educação Brasileira. O material já está disponível para download em nosso site.

Clique para fazer o download

“A Adufepe recebeu esse projeto com muita gratidão e muito carinho. Nesse processo, a gente amadureceu a ideia. O que era pensamento se tornou uma realidade, um objeto para todo mundo poder ver, estudar, tocar e difundir o pensamento de Paulo Freire”, exclamou a diretora da Adufepe, Teresa Lopes.

No material, ao perpassar os meses, são apresentadas 12 obras do notável acervo de títulos produzidos ao longo da vida de Paulo Freire. Costuma-se categorizá-las segundo o gênero textual (ensaios, cartas), a forma de produção (obras escritas, obras faladas), mas também segundo o critério espaço temporal. Assim, há as obras do período do exílio, obras escritas no Brasil e as obras publicadas postmortem. Dentre os títulos selecionados, está sua obra seminal, Educação como prática da liberdade, bem como aquelas consideradas fundamentais e que formam o conjunto das “pedagogias”: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia.

“O processo de construção do calendário se desenvolveu de forma coletiva com a contribuição de todos os participantes, cada um trazendo o seu conhecimento e disponibilizando para o grupo. A Cátedra ficou com a pesquisa dos textos e livros. A equipe da Adufepe atuou com a pesquisa de saberes de design e texturas. Somando para que a gente obtivesse esse produto tão bonito e que vai certamente promover a aprendizado de quem tiver acesso”, ressaltou o professor José Batista Neto, da Cátedra Paulo Freire.

No calendário, ainda foram destacadas datas importantes em cada mês. Elas remetem a acontecimentos significativos da trajetória de vida de Paulo Freire. “A nossa expectativa é muito boa. Sabemos que o documento vai ser solicitado por muita gente, é uma fonte inspiradora para conhecer Paulo Feire e ir atrás dos livros dele. Esperamos que passe pelas mãos de professores, estudantes e movimentos sociais. É um sonho para pensar uma educação libertadora”, disse a professora Maria Eliete Santiago, da Cátedra Paulo Freire.

A Adufepe e a Cátedra Paulo Freire da UFPE convidam você a uma leitura cuidadosa. Estimam que ela seja uma forma de aproximar a obra do leitor e um estímulo à curiosidade, de modo que se busque conhecer os títulos que, por ventura, despertaram interesse. Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo