Dentro das comemorações do centenário de nascimento de Paulo Freire, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), em parceria com a Cátedra Paulo Freire da UFPE, produziu um calendário didático especial sobre as obras do educador recifense, considerado o Patrono da Educação Brasileira. O material já está disponível para download em nosso site.
“A Adufepe recebeu esse projeto com muita gratidão e muito carinho. Nesse processo, a gente amadureceu a ideia. O que era pensamento se tornou uma realidade, um objeto para todo mundo poder ver, estudar, tocar e difundir o pensamento de Paulo Freire”, exclamou a diretora da Adufepe, Teresa Lopes.
No material, ao perpassar os meses, são apresentadas 12 obras do notável acervo de títulos produzidos ao longo da vida de Paulo Freire. Costuma-se categorizá-las segundo o gênero textual (ensaios, cartas), a forma de produção (obras escritas, obras faladas), mas também segundo o critério espaço temporal. Assim, há as obras do período do exílio, obras escritas no Brasil e as obras publicadas post–mortem. Dentre os títulos selecionados, está sua obra seminal, Educação como prática da liberdade, bem como aquelas consideradas fundamentais e que formam o conjunto das “pedagogias”: Pedagogia do oprimido, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia.
“O processo de construção do calendário se desenvolveu de forma coletiva com a contribuição de todos os participantes, cada um trazendo o seu conhecimento e disponibilizando para o grupo. A Cátedra ficou com a pesquisa dos textos e livros. A equipe da Adufepe atuou com a pesquisa de saberes de design e texturas. Somando para que a gente obtivesse esse produto tão bonito e que vai certamente promover a aprendizado de quem tiver acesso”, ressaltou o professor José Batista Neto, da Cátedra Paulo Freire.
No calendário, ainda foram destacadas datas importantes em cada mês. Elas remetem a acontecimentos significativos da trajetória de vida de Paulo Freire. “A nossa expectativa é muito boa. Sabemos que o documento vai ser solicitado por muita gente, é uma fonte inspiradora para conhecer Paulo Feire e ir atrás dos livros dele. Esperamos que passe pelas mãos de professores, estudantes e movimentos sociais. É um sonho para pensar uma educação libertadora”, disse a professora Maria Eliete Santiago, da Cátedra Paulo Freire.
A Adufepe e a Cátedra Paulo Freire da UFPE convidam você a uma leitura cuidadosa. Estimam que ela seja uma forma de aproximar a obra do leitor e um estímulo à curiosidade, de modo que se busque conhecer os títulos que, por ventura, despertaram interesse. Boa leitura!