A data limite para a realização da prova de vida, do recadastramento de aposentados e pensionistas, se encerra no dia 30 de setembro (para os aniversariantes dos meses de janeiro a julho). Até o momento, cerca de 800 pessoas não atualizaram o cadastro.
O aposentado/pensionista que não se recadastrar terá seus proventos/benefícios de pensão suspensos pelo Ministério da Economia. Na busca para tentar fazer com que todos consigam manter os seus direitos, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE chegou a enviar telegramas para todos que ainda não fizeram o cadastramento.
A prova de vida dos pensionistas e aposentados é feita anualmente e pode ser realizada na agência bancária onde recebem o pagamento. Basta comparecer pessoalmente portando um documento oficial com foto e CPF (exemplo: RG ou Carteira Nacional de Habilitação).
Aos que preferem fazer a prova de vida por meio digital devem acessar um aplicativo mobile. Os requisitos e a forma de realizar o procedimento podem ser conferidos aqui pelo link do site do Governo Federal.
A prova de vida estava suspensa, desde março de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus e voltou a ser obrigatória desde o dia 1º de julho de 2021. A determinação consta na Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 63/2021, que estabelece orientações sobre a retomada da exigência do recadastramento anual de aposentados e pensionistas.
A Progepe divulgou também, para os que ainda tem dúvida sobre os procedimentos, o número da Central de Atendimento ao Servidor, os contatos (81) 2126.8166/2126.8176 e o e-mail: centralservidor@ufpe.br.