Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Encontro de Aposentados recebe docentes para debater sobre planos de saúde

 

Na manhã do dia 8 de julho, a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) realizou mais um Encontro de Docentes Aposentados e Aposentáveis da UFPE, no auditório Professor Paulo Rosas. Nesta edição do encontro, os docentes debateram Planos de Saúde. Um tema que tem gerado preocupação para o segmento dos aposentados pelos constantes aumentos de preços.

Para enriquecer o debate que foi transmitido ao vivo pelo YouTube do sindicato, a mesa coordenada pelo presidente, Cristovam Vieira, e pela vice-presidente da Adufepe, Teresa Lopes, recebeu: a advogada Graziele Crespan, da assessoria jurídica; a servidora Lidiane Alves Valeriano, da Diretoria de Qualidade de Vida da UFPE (Progepe); a médica Renê Patriota, coordenadora executiva a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps); e a analista administrativa da Adufepe, Berlane Firmino, responsável pela administração da autogestão Adufepe Saúde.

A representante da Aduseps apontou maneiras de protestar contra reajustes abusivos através de ações jurídicas. Ela destacou atuais medidas que prejudicam os usuários de planos de saúde, como o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovado no dia 8 de junho de 2022 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que desobriga as operadoras dos planos de saúde à cobertura de procedimentos que não estão incluídos na lista da agência. Também trouxe exemplos de casos em que foi necessário entrar com ações judiciais.

“O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que idosos podem sofrer reajuste nos planos, quando anteriormente o Estatuto do idoso não permitia, mas o próprio STJ disse que o reajuste não pode ser desarrazoado. 135% de reajuste não é razoável. Aproveitamos essa brecha e entramos com embargo de declaração para o juiz nos explicar dentro do entendimento da tese do STJ. Precisamos continuar unidos fortes e perseverantes”, disse Renê Patriota.

Por sua vez, a representante da Progepe listou os planos disponibilizados pela universidade aos servidores, como Capes Saúde e Geap, e informou sobre trâmites necessários como o recadastramento na plataforma sou.Gov. “Temos disponíveis toda documentação que fez a vinculação do MEC e da UFPE aos convênios dos planos tanto de autogestão, quanto administradoras”, informou Lidiane.

Já a funcionária da Adufepe, informou que o plano de autogestão do sindicato (Adufepe Saúde) está caminhando para efetivamente atender toda a categoria. Após ser aprovado em cartório, a entidade segue para no segundo passo dos trâmites necessários, em responsabilidade, agora, da Receita Federal. “Já demos entrada com esses documentos, todos registrados, e estamos aguardando resposta. Recebi retorno do setor jurídico sinalizando que está tudo certo e falta apenas aguardar o prazo. Ao que tudo indica, até o fim de julho, nascerá a Adufepe Saúde, pois nós teremos nosso CNPJ”, adiantou Berlane Firmino. Após o evento, os professores se confraternizaram ao som da banda Fuzuê.

Golpes
A Advogada Graziele Crespan fez um alerta sobre Golpes. Docentes da UFPE tem recebido cartas pelo correio, informando sobre o recebimento de valores para resgate. Os bandidos cobram dos servidores pagamentos de taxas como condição para o suposto recebimento de tais valores. Tudo não passa de um golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo