Associação dos Docentes da UFPE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Search in posts
Search in pages

Quem somos

Histórico

Tudo começou com a necessidade de confrontar diferentes pontos de vista de alguns docentes, bem como a importância de discussões sobre a universidade no Brasil e, ainda, sobre o caráter do trabalho do professor enquanto produtor e transmissor de conhecimentos.
Estes fatores impulsionaram determinados grupos de profissionais – como ocorreu na maioria das universidades brasileiras – a criar entidades de defesa dos interesses da categoria, tendo em vista, sobretudo, “abrir um espaço democrático dentro do sistema autoritário” do país.
Estas preocupações marcaram o surgimento das primeiras Associações de Docentes Universitários do Brasil, que realizaram em São Paulo, o I Encontro Nacional em fevereiro de 1979, tendo como “bandeiras” de luta: “O ensino público e gratuito em todos os níveis; a democratização da Universidade; melhores salários e condições de trabalho; e contra o controle ideológico da Universidade”.

A criação da ADUFEPE

26 de março de 1979
26 de março de 1979

Neste mesmo ano – 1979 – em Pernambuco, um grupo de docentes, refletindo sobre a necessidade de revitalizar o movimento associativo dentro da comunidade universitária, convocou uma Assembléia Geral no dia 26 de março, com todos os professores e pesquisadores da UFPE, sem distinção de cargos ou funções, com a finalidade específica de construir a ADUFEPE, visando a defesa dos interesses profissionais da classe.

10 de maio de 1979
10 de maio de 1979

Assim, 176 professores aprovaram a criação da entidade e declararam a Assembléia Permanente até a elaboração de um anteprojeto de Estatuto, o qual foi aprovado no dia 10 de maio.

26 de junho de 1979
26 de junho de 1979

Em 26 de junho de 1979, foi eleita a primeira diretoria da ADUFEPE, contando na época com 396 sócios inscritos.
A equipe, eleita para a gestão 79/80, era composta pelos seguintes professores:

Maria José Baltar
Gadiel Perruci
Ivon Fittipaldi
Carlos Egberto de Albuquerque
José Audísio Costa
Silke Weber
Pedro Ferrer

26 de junho de 1979
26 de junho de 1979

No mesmo dia – 26 de junho de 1979 – se elegia também o primeiro Conselho de Representantes da Associação.
De acordo com a pesquisa feita pela professora Maria Cecília C. Lithg (Diretorias 81/82 e 87/88), em seu livro Convencer Vencer – A dimensão pedagógica do Movimento Docente na UFPE, a falta de hábito de discussões no início da ADUFEPE, apontava para contradições existentes naquele período, ressaltando a heterogeneidade da categoria, com interesses diferenciados, além dos problemas relativos à necessidade de expressão, “fruto de um silêncio imposto ao logo de muitos anos de regime militar”.
A luta por justiça vem de longe. Desde os seus primeiros anos, a ADUFEPE se colocou decisivamente ao lado dos professores atingidos por injustiças cometidas pelas autoridades universitárias, aumentando a resistência contra a repressão aos direitos dos docentes.

Pular para o conteúdo